SEGOC - Simultaneous Effects Go On Chain

SEGOC é o tipo de conhecimento que recompensa quem o domina, contribui com o bom andamento de jogos por ajudar a identificar e evitar jogadas ilegais e permite tanto jogar em volta de cartas problemáticas quanto virar jogos que de outra maneira parecem estar perdidos, mas o que é e como funciona? Esse artigo tem como objetivo lhes dar uma base sobre isso e lhes ensinar como ela pode ser usada em seu favor.



Vamos começar introduzindo brevemente Chain:

Chain é uma mecânica fundamental em Yu-Gi-Oh! que acontece quando uma ou mais cartas ou efeitos são ativados e definem a ordem em são resolvidos. 
  • Chains sempre começam por Chain Link 1, com a ativação de um efeito ou de uma Spell ou Trap, e mais Chains Links são adicionados conforme os jogadores respondem à última coisa adicionada nela. 
  • Apenas efeitos de Spell Speed 2 ou maior podem ser usados para responder a uma Chain, sendo que você nunca pode responder algo com um efeito de Spell Speed inferior.
  • Uma vez que uma Chain é gerada, a oportunidade de respondê-la é passada para o oponente de quem a começou. Caso o oponente decida não fazer nada, a pessoa que a começou pode responder sua própria Chain Link 1 com um efeito Spell Speed 2 ou maior, passando mais uma vez essa oportunidade para o oponente. Uma vez que ninguém deseja adicionar mais nada a Chain, começamos a resolver ela. 
  • Chains sempre resolvem de trás para frente, começando pela última carta ou efeito que foi adicionada e nenhuma carta ou efeito pode ser ativado durante sua resolução. 
  • Cartas permanecem no campo durante a resolução de uma Chain; elas só saem quando a resolução da Chain é concluída, a menos que uma carta force elas a isso antes.
Caso já não dominem o conteúdo, tenham interesse em ler e entender melhor como Chains funcionam, não só sugiro como recomendo que leiam o Rulebook.

Bom, com isso fora do caminho (?), vamos ao que interessa:

Seguindo a lógica do que vimos anteriormente, múltiplos efeitos Spell Speed 1 não podem estar na mesma Chain, correto? Errado. SEGOC acontece justamente quando múltiplos efeitos Trigger ou Trigger-like atingem seus requerimentos de ativação ao mesmo tempo, formando uma Chain.

O que são efeitos Trigger ou Trigger-like e como funcionam?




Um efeito Trigger é um efeito de monstro Spell Speed 1 que só pode ser ativado quando certas condições descritas na carta são cumpridas. Um efeito Trigger-like é o equivalente para Spells e Traps. A ativação deles sempre gera Chain e caso suas condições de ativação sejam atingidas durante a resolução de uma Chain, eles ainda não podem ser ativados; eles precisam esperar que ela resolva completamente para poder ativar em seguida gerando uma nova Chain.

Existem diferentes tipos de efeitos Trigger mas, quando há mais de um na mesma Chain, todos seguem uma certa ordem de colocação em Chains:

  1. Efeitos mandatórios do dono do turno.
  2. Efeitos mandatórios do oponente.
  3. Efeitos opcionais do dono do turno.
  4. Efeitos opcionais do oponente.
Apenas após todos os efeitos Trigger ou Trigger-like serem devidamente colocados na Chain, como mostrado acima, podemos começar a responder com efeitos Spell Speed 2 ou maior. Vocês provavelmente notaram a citação de diferentes tipos de efeitos Trigger acima e é justamente sobre eles que vamos falar agora. Existem 4 tipos diferentes, sendo eles "When" mandatório, "When" opcional, "If" mandatório e "If" opcional. Isso é importante porque existe algo nesse jogo chamado Missing the Timing, geralmente abreviado como miss timing.

O que é Miss timing e como funciona?

Miss timing significa que uma carta ou efeito perdeu sua chance, tempo ou oportunidade certa de ativar devido à sua condição de ativação não ser a última coisa a acontecer e os tipos diferentes de efeito Trigger desempenham um papel importante nisso. 

Efeitos Trigger ou Trigger-like mandatórios:



Independente da presença de "When" ou "If" no texto da carta, efeitos Trigger mandatórios NÃO dão miss timing. Eles SEMPRE ativarão na próxima oportunidade possível.

Exemplo: Ambos os jogadores controlam um Sangan. O dono do turno ativa Dark Hole como Chain Link 1. Nenhum jogador deseja adicionar nada à essa chain e ela resolve normalmente. Imediatamente em uma nova Chain após essa, ambos Sangan ativarão, sendo o do dono do turno Chain Link 1 enquanto o Sangan do oponente será Chain Link 2. 

When:

Efeitos Trigger ou Trigger-like opcionais baseados em "When" significam que você tem que fazer exatamente quando acontece. Se qualquer coisa diferente da sua condição de ativação é a última a acontecer, aquele efeito dá miss timing.

Exemplo 1: Usar Dupe Frog como material de Link para Mistar Boy.

Quando você usa um monstro como tributo para Tribute ou Ritual Summon ou como material para Fusion, Synchro ou Link Summon, primeiro você envia o(s) monstro(s) para o cemitério e depois coloca a carta que quer invocar no campo. A última coisa que acontece não é o Dupe Frog sendo enviado ao cemitério, é o Mistar Boy sendo invocado. Logo, seu efeito Trigger "When" opcional dá miss timing.

Exemplo 2: O dono do turno invoca um Shooting Quasar Dragon, que tem sua invocação respondida por uma Bottomless Trap Hole em Chain Link 1 do oponente. O dono do turno responde com o efeito Spell Speed 2 de seu Shooting Quasar Dragon como Chain Link 2 que, por sua vez, é respondido com uma Torrential Tribute (notem que isso é possível porque ainda estamos na janela de resposta à invocação bem sucedida do monstro) como Chain Link 3.

Lembrem-se: cartas ou efeitos não podem ser ativados enquanto estamos resolvendo uma Chain. A última coisa a acontecer resolvendo essa Chain não é o Shooting Quasar Dragon sendo destruído pela Torrential Tribute, é seu efeito negando a ativação da Bottomless Trap Hole destruindo-a. Logo, seu efeito Trigger "When" opcional dá miss timing.
Obs. Bottomless Trap Hole não foi citada como a última coisa acontecendo porque cartas que têm sua ativação negada "desaparecem" da Chain.

If: 



Efeitos Trigger ou Trigger-like opcionais baseados em "If" significam que o efeito não dá a mínima se sua condição de ativação foi a última coisa a acontecer. Desde que ele tenha sido atingido, você deve ter a chance de ativá-lo em uma nova Chain.

Exemplo 1: Usar Graff, Malebranche of the Burning Abyss como material de Link para Cherubini, Black Angel of the Burning Abyss.

Apesar da última coisa a acontecer não ser o Graff, Malebranche of the Burning Abyss sendo enviado ao cemitério, mas sim o Cherubini, Black Angel of the Burning Abyss sendo invocado, seu efeito Trigger "If" opcional não dá miss timing e pode ser ativado.

Exemplo 2:  O dono do turno invoca um Graff, Malebranche of the Burning Abyss, que tem sua invocação respondida por uma Compulsory Evacuation Device escolhendo ele como alvo em Chain Link 1 do oponente. O dono do turno responde com uma Torrential Tribute como Chain Link 2.

Apesar da última coisa a acontecer não ser o Graff, Malebranche of the Burning Abyss sendo enviado ao cemitério pelo efeito da Torrential Tribute, mas sim a Compulsory Evacuation Device tentando resolver sem sucesso pela falta de seu alvo, seu efeito Trigger "If" opcional não dá miss timing e pode ser ativado.

SEGOC não envolve apenas miss timing.



Lembram-se do que foi dito sobre responder ao último efeito ou carta adicionada na Chain e sobre podermos apenas começar a responder com efeitos Spell Speed 2 após formarmos as Chain Links iniciais com monstros Trigger? Isso é de suma importância porque cartas e efeitos que negam a ativação de outras cartas só podem ser ativadas diretamente em resposta ao que estão tentando negar. 

Exemplo: O dono do turno ativa o efeito de seu Mermail Abyssmegalo em Chain Link 1 descartando um Atlantean Heavy Infantry e uma Mermail Abyssgunde enquanto tem um Mermail no cemitério e seu oponente controla um Clear Wing Synchro Dragon.

Após a resolução dessa Chain, uma nova é iniciada. Atlantean Heavy Infantry é o único efeito mandatório aqui, portanto, ele obrigatoriamente é colocado em Chain Link 1. Após isso, o jogador pode escolher a ordem em que os outros monstros entrarão na Chain. Escolhendo colocar Mermail Abyssmegalo como Chain Link 2 e Mermail Abyssgunde como Chain Link 3, o oponente poderá apenas tentar negar a ativação do efeito mais alto na Chain, o que significa que tanto Atlantean Heavy Infantry quanto Mermail Abyssmegalo estão protegidos do efeito do Clear Wing Synchro Dragon.

Algumas observações finais:


  • Efeitos Trigger ou Trigger-like cuja condição de ativação é uma fase X, como Standby Phase, não formam uma chain. 



Exemplo: Um jogador controla dois Toadally Awesome, ambos com materiais de Xyz, durante a Standby Phase.

Cada Toadally Awesome ativa e resolve em uma Chain separada.


  • Efeitos de monstros Trigger que ativam na mão e resultam em um Special Summon só podem ser ativados pelo mesmo jogador uma vez por Chain.



Exemplo: Junk Synchron é invocado normalmente e ativa seu efeito enquanto o jogador tem dois Doppelwarrior na mão.

Apenas um Doppelwarrior pode ativar seu efeito.


  • Traps contínuas com efeitos Trigger-like ou Quick-like podem ser ativadas junto de um desses tipos de efeito simultaneamente, na mesma Chain Link, desde que os requerimentos de ativação de ambos Trap e efeito também sejam cumpridos ao mesmo tempo.



Exemplo: Um jogador é atacado diretamente enquanto tem uma Graydle Parasite virada para baixo.

Graydle Parasite pode ser ativada na declaração do ataque E fazer Special Summon de um Graydle do Deck como Chain Link 1.

Isso deve ser tudo. Creio que muitos que não eram familiares com o conteúdo do artigo passarão a ter uma visão diferente de algumas coisas e espero que consigam lidar melhor com situações que venham a se encontrar no decorrer de seus jogos se aplicarem o que aprenderam. Não se esqueçam de comentar caso tenham alguma dúvida, se identificarem informações erradas no que foi escrito ou se acharem que faltou algo. Muito obrigado por lerem até aqui e até a próxima.
SEGOC - Simultaneous Effects Go On Chain SEGOC - Simultaneous Effects Go On Chain Reviewed by Klopapier on 06:07:00 Rating: 5

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