Link Summon e as suas interações com Links!

Bom dia, boa tarde ou noite, nobres leitores. Allure aqui apresentando um assunto como lido anteriormente no Blog da mecânica pertencente à nova Summon postada pelo YSLipe, mas dando uma mergulhada nos detalhes com as mudanças ocorrendo dentro do jogo, ganhei interesse de resolver trazer aqui a minha versão do que é interessante falar a respeito das noções de Links, tudo pelo que tenho conhecimento e contato (considerando que é um conteúdo atual). Vamos para o que é importante citar. Enjoy!
                                  :black_circle: Into the VRAINS! :black_circle:

Sendo novidade principal melhor apresentada no Yu-Gi-Oh! VRAINS, a Link Summon consiste em um sistema bastante envolvente com o novo tipo de monstro que introduziu ao jogo, dando-lhes ênfase não só pela simples forma de serem invocados enviando os materiais que estão em campo para o cemitério, como também pelo ponto em que irão influenciar dentro da partida, o que significa que ao falar de Link Summon, cabe dividir mais a importância de explicação para os monstros Link.

Carta na imagem: Encode Talker

Encode Talker
Atributo: Light; Tipos: Cyberse / Link / Efeito
LINK 3
ATK 2300
Materiais: 2 ou mais monstros Cyberse
Efeito: Uma vez por turno, se seu monstro na zona para o qual esta carta aponta batalha com um monstro do oponente cujo ATK seja maior, após o cálculo de dano: Você pode ativar este efeito; faça com que aquele monstro que você controla não seja destruído por aquela batalha (você não recebe dano por aquela batalha) e, após o cálculo de dano, esta carta ou 1 monstro que essa carta aponta ganha ATK igual ao ATK atual daquele monstro do oponente, até o fim o turno.

Dissertando sobre o tipo Link:
Tomando como base o Encode Talker pertencente ao protagonista Fujiki Yusaku, foi um dos Links introduzidos com o novo tipo de monstro, que neste caso são os atuais Cyberses. Tal tipo pode fornecer a nossa primeira característica em relação aos Links, pois em parte dos existentes temos Cyberses em maior quantidade. O que torna isto tão relevante? Ora, há cartas que servem para afetar os próprios Cyberses, a exemplo das Quick-Plays Security Block e Cynet Backdoor, ou a armadilha Cyberse Beacon. Outra questão é a grande diferença entre Links considerados genéricos e os específicos, pois enquanto um tipo pode ser usado em qualquer Deck utilizando-se de quaisquer materiais para ser invocado, o outro tipo já possui mais exigências - essas citadas como específicas - acerca dos materiais e como influencia nos efeitos com seu próprio tipo, citando novamente o caso dos novos Cyberses.

Número de Link —???:
O básico é compreender que o número de Link apresentado no monstro Link sempre refletirá no número de monstros necessários para fazer a sua invocação, e sem contar que tem proporção quanto ao número de Link Markers (as setas apresentadas na carta). Assim como os Xyz fogem do sistema de Nível tendo Rank, nossos Links também fogem tendo os seus próprios Números de Link.

Não possuem defesa:
Já observei bastante jogadores inicialmente confundindo usar cartas que alterem posição de batalha dos monstros em campo neles, e embora seja um detalhe crucialmente inesquecível para início, é melhor que continue tendo em mente o fato de não poderem de forma alguma terem suas posições de batalha alteradas, tanto pela inversão normal, quanto por efeito. Quando um Link entra em campo, será sempre em posição de ataque. Então dispense o uso de Quacking Mirror Force ou Book of Moon nesse tipo de monstro, pois não funcionará!

Quanto ao número e tipo de materiais:
"O número de materiais podem ser quaisquer monstros?" Não pense tão longe, analise primeiro as condições de invocação que o Link exige. Como é o caso do Encode Talker exigir 2 ou mais monstros de tipo Cyberse. Ou até mesmo o Decode Talker que exige 2 ou mais monstros de efeito, atendendo a condição de ter mais de dois monstros de efeito como base dos materiais, você poderá fazê-lo, contanto que obedeça ao Número de Link. Então, veja bem que a proporção trabalha nisso.
"Mas e qual é o caso em que eu uso 2 monstros especificamente para fazer um Link3 que parece exigir três materiais como foi dito?" Existe uma situação simples e específica que varia onde você pode simplesmente usar um monstro de Link-2 com mais algum outro monstro. O Link-2 contará como duas matérias nesse simples caso, mas sem fugir da condição do Decode de serem 2 ou mais monstros de efeito; a relação para fazê-lo ocorre entre um Link-2 + 1 monstro de efeito.

Quanto aos seus efeitos:
Monstros Link podem sim apresentar efeitos próprios que não contenham exigências, mas a maioria tem os seus focados em plena interação com as Link Markers, essas que afetam não só no seu campo e o do oponente, mas também sobre o decorrer estratégico do jogo, fato que será apresentado adiante.


Definindo as Link Markers!

Finalmente chegamos nas curiosas setas definidas nos Links. Como observam, cada Link tem suas próprias variações em posição de setas, sendo todas elas nestas direções:

LM-TopLeftLM-TopLM-TopRightLM-LeftLM-RightLM-BottomLeftLM-BottomLM-BottomRight

Para o tal, as Link Markers estabelecem interações que podem variar de funcionamento. Como você pode observar no efeito do Encode Talker, ele interage com o monstro que esteja na zona em que ele aponta com suas Link Markers durante a Fase de Batalha, impedindo sua destruição e o dano que seria tomado.  Assim como o Decode Talker que influencia em seu primeiro efeito, que o faz ganhar 500 de ATK para cada monstro que ele aponta com suas Link Markers, o que os torna monstros Linkados a ele (monstros que estejam nas tais zonas em que um Link aponta ganham tal nome).
Outro destaque está no segundo efeito do Decode Talker, apresentando um efeito defensivo contra cartas que dão alvo, onde você pode tributar um monstro que esteja Linkado ao Decode e assim negar aquele efeito de alvo, destruindo a carta daquele efeito em seguida. Porém, tal feito faria com que você perdesse um dos monstros Linkados e assim diminuiria o ATK extra do primeiro efeito. Então tenha noção do balanço de como esses efeitos de cada Link irá interagir com seu campo. Tendo tomado os efeitos do Encode e Decode de exemplo, você nota nitidamente isto.


Como afetam diretamente em campo:

Chegando nessa parte, começa a envolver as duas novas zonas localizadas no centro do campo, estas chamadas de Extra Monster Zones ou somente Zonas Extras. As Extra Monster Zones foram divididas em duas e estão ali colocadas para receber monstros invocados do Extra Deck. De início não pertencem a nenhum jogador quando estão vazias, porém quando é feita uma invocação de um monstro do Extra Deck, o que será feito é colocá-lo em qualquer uma das duas EMZ (Seja um monstro Fusion, Synchro, Xyz ou Pendulum), como é determinado nas novas regras. Quando você pega uma das duas Zonas Extras invocando um monstro do Extra Deck nela, a outra zona extra passa a pertencer ao outro jogador, e não deixa de ser um ponto importante para envolvermos os Links, pois as invocações dentro do novo sistema de campo não serão tão simultâneas, o que balanceia o jogo em questão de velocidade (que impedirá o completo Spam livre de monstros do Extra em campo, incluindo Pendulums), então teremos de introduzir os Links para dar maior suporte estratégico às nossas próximas invocações.
Citando um clássico exemplo de que se um Bahamut Shark for invocado inicialmente para uma das Extra Monster Zones e tentar usar seu efeito para invocar um Treatoad do Extra Deck, não funcionará de forma alguma. E é neste momento que o nosso novo tipo de monstro entra, porque o Link é a chave essencial para destravar suas próximas invocações adicionais a partir de suas Link Markers, pois serão com elas que ele irá gerar "Zonas Destravadas" nas Zonas Principais para as próximas invocações do Extra Deck. Vale relembrar a partir disso que, os próximos monstros invocados do Extra Deck já possuindo um Monstro Link em campo vão parar obrigatoriamente em uma das zonas que o mesmo apontar, essas citadas como "Zonas Destravadas".

Um adicional de advertências dentro das novas regras:
Lembre-se de optar por manter Links na Extra Monster Zone que apontem para baixo! 
Exemplo: se eu vou trazer um Dark Rebellion já possuindo um Decode Talker em campo, o Dark Rebellion vai parar bem numa zona abaixo de qualquer uma das duas setas diagonais inferiores as quais estão apontando para zonas abaixo. Se não for nesta condição, haverá uma trava na sua próxima invocação especial do extra.
Um exemplo de Link que faria essa trava ocorrer seria justamente manter um na Extra Monster Zone que apontasse apenas para esquerda e direita ou apenas para as partes superiores do campo, pois dentro disso vemos que ele tem função com as Link Markers para outra situação, e não consistência para abrir zonas em que seus próximos monstros do Extra Deck seriam trazidos.

Um lembrete curioso a se fazer é que monstros de Extra Deck invocados especialmente/trazidos de volta do cemitério ou zona de cartas banidas são mais libertos da mecânica de Link Markers, então se você revive algum por efeito ou o que for, poderá trazê-lo em qualquer uma de suas Zonas Principais.

- Outra boa jogada estratégica é prestar atenção para as suas Zonas Principais e formar um planejamento de qual coluna você colocará cada um de seus monstros. O que antes você jogava em zonas aleatoriamente agora vai te gerar mais decisão sobre onde cada um irá ser posicionado.
No que isso afeta? Posso te dar um belo exemplo de ter um monstro seu na frente de uma Extra Monster Zone livre onde o seu oponente poderia trazer o Decode Talker e assim fortalecer o seu ataque, já que o Decode possui uma seta para cima que apontaria para o seu monstro. Outro bom ponto a se citar são recentes armadilhas lançadas que afetam em "colunas", como se estivesse mirando no que for ativar algum efeito ali para negar. Creio que se essas armadilhas forem bastante usadas nos Decks a partir de então, irão focar bastante a coluna que direciona a Extra Monster Zone, para assim no momento do jogo fazer o oponente temer ativar algum efeito de monstros vindos do Extra Deck para a zona extra daquela exata coluna.  
Muito cuidado com isso e não cometam o mesmo erro que o primeiro Cavaleiro de Hanoi realizou, pois colocou seu Cracking Dragon na frente da Extra Monster Zone em que o Decode foi invocado e perdeu justamente por isso. Hahah

Bom proveito das informações e espero que tenham gostado!
Link Summon e as suas interações com Links! Link Summon e as suas interações com Links! Reviewed by Allure on 10:56:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.