Monstros ABC: A Tecnologia de Guerra Evoluída

Mais ou menos na metade do mês de junho, foram oficialmente lançados no OCG os novos decks estruturais de Yugi e Kaiba, que trouxeram consigo suportes muito divertidos para o arquétipo Magnet Warrior e a série de monstros Union, no intuito de colocar em cena novamente figuras que já haviam caído no esquecimento, como Valkyrion the Magna Warrior e XYZ-Dragon Cannon. Este será um artigo direcionado às cartas do deck do Kaiba.
Quem tem o costume de duelar online com certeza já deve conhecer bem do que elas são capazes, portanto dedico esse artigo para ajudar a divulgá-las para os jogadores que estão buscando opções e estratégias para entrar no ritmo do jogo.

Entre os lançamentos do deck, o destaque fica por conta dos monstros Union A-Assault Core, B-Buster Drake e C-Crush Wyvern. Como de praxe, eles possuem um efeito permitindo que sejam equipados em outros monstros, desde que o alvo seja do atributo LIGHT e do tipo Machine. Se já estiverem equipados, então é possível usar o efeito para invocá-los de volta para o campo. Qualquer monstro que tenha um dos três como equipamento estará protegido de destruição em batalha ou por efeito, já que nesses casos quem será destruída é a carta Union ligada a ele. Diferente dos demais integrantes da série Union, os novos monstros não possuem um limite impedindo que o alvo tenha mais de um equipado ao mesmo tempo.
A, B e C também incluem efeitos adicionais que tornam o monstro equipado imune a certos efeitos do oponente. Na ordem, são efeitos de monstro, de mágicas e de armadilhas. Mas como só isso não é o suficiente para torná-los adequados ao ritmo do jogo, cada um também recebeu um efeito adicional que pode ser ativado caso sejam enviados do campo para o cemitério.

A-Assault Core: Permite retornar um monstro Union, exceto ele próprio, do cemitério para a mão. É uma habilidade útil, mas que deve ser usada com cautela. Às vezes é mais vantajoso para o jogador manter seus monstros no cemitério, a menos que tenha condições de invocá-los novamente ou queira usá-los como descartes para efeitos de cartas como Galaxy Soldier, Twin Twisters etc. 





B-Buster Drake: Definitivamente é o seu melhor amigo. Seu efeito de fazer buscar um monstro Union é crucial em muitas das jogadas do deck, portanto use-o sempre que tiver a oportunidade.
 





C-Crush Wyvern: Complementando os outros dois, ele tem a habilidade de fazer a invocação especial de um monstro Union da sua mão. Geralmente vale a pena fazer isso, mesmo que você já tenha todos os materiais necessários para colocar em campo o ás do deck. Um Union a mais no campo significa que você poderá usá-lo para proteger outro monstro mais forte.




E falando no ás, Assault Core, Buster Drake e Crush Wyvern são todos materiais do ABC-Dragon Buster, um monstro que definitivamente não deve ser subestimado. Seguindo a tradição do seu antepassado, ABC-Dragon Buster é invocado sem Polymerization. Contudo, diferente do XYZ-Dragon Cannon, não é necessário ter todos os materiais no campo: monstros que estejam no cemitério também podem ser usados. É importante frisar que esta mecânica também permite que cartas transformadas em equipamento sejam aceitas como material, o que contribui ainda mais com a viabilidade da estratégia. Já em termos de efeito, Dragon Buster coloca o oponente numa situação desagradável, podendo banir a qualquer momento uma carta-chave do campo. E mesmo se o adversário tiver meios de derrotar esse monstro, você pode tributá-lo (apenas no turno do outro jogador) para trazer de volta os materiais que foram banidos. Além de reforçar sua defesa, essa jogada literalmente prepara o campo para que um segundo Dragon Buster seja invocado no turno seguinte.

A fim de ajudar a trazer mais rápido a artilharia pesada, contamos com uma nova carta de campo chamada Union Hangar. Quando ativada, ela permite buscar do seu deck um monstro que seja ao mesmo tempo Union, LIGHT e Machine (você só pode ativar um Union Hangar por turno). Seu segundo efeito torna essa mágica de campo simplesmente maravilhosa: quando um monstro que cumpre os requisitos anteriores é invocado de formal normal ou especial, você pode pegar outro monstro Union (LIGHT e Machine, pra variar) do seu deck e equipá-lo na carta que acabou de invocar. Esse efeito só pode ser usado uma vez por turno, mas também funciona no turno do seu oponente, complementando a habilidade do ABC-Dragon Buster de se sacrificar para invocar seus materiais. Note que uma carta equipada através do efeito de Union Hangar não pode usar seu próprio efeito de invocação no mesmo turno.

Union Hangar: De fato, essa mágica é tão útil que eu recomendo usar pelo menos duas cópias de Terraforming no deck. Se quiser, pode até usar três, já que não serão necessariamente um desperdício. Você sempre pode descartar cópias desnecessárias para ativar o efeito do seu ABC-Dragon Buster. As cartas que vimos até agora já permitem ter uma boa noção de como funciona um deck focado nesta série, mas para usar seu verdadeiro potencial é necessário unir forças com outros monstros. A alternativa óbvia seria combinar os novos Union com os saudosos X-Head Cannon, Y-Dragon Head e Z-Metal Tank. O prório ABC-Dragon Buster pode ser fundido com XYZ-Dragon Cannon (novamente, sem Polymerization) para formar o verdadeiro chefão dessa série: A-to-Z Dragon Buster Cannon.

Vendo seus efeitos e seus valores de ataque e defesa, certamente é um monstro impressionante. Ou melhor, seria se não fosse a exigência de que os materiais sejam monstros de nome original. Logo, nada de usar Fusion Tag para facilitar o trabalho. Se quiser colocar essa gracinha em campo você não tem outra escolha senão incluir os materiais do XYZ-Dragon Cannon e se dar ao trabalho de invocá-lo (lembrando que este aqui só permite banir os materiais do campo). Tudo isso para trazer um monstro que é praticamente um Cyber Dragon Infinity com esteroides. É verdade que ele não possui restrições de uso da sua habilidade de negar efeitos, mas a dificuldade de invocá-lo e o custo de usar seu efeito repetidamente tornam seu uso no mínimo questionável. Afinal, será que vale mesmo a pena tanto esforço para colocar em campo um bicho que é um alvo perfeito para Solemn Strike ou uma maldita tartaruga marinha?

Confesso que fiquei até um pouco decepcionado quando li o texto do Dragon Buster Cannon. Esperava que tivesse, no mínimo, um terceiro efeito para compensar tanto transtorno.

Curiosamente, uma alternativa perfeitamente viável envolve o monstro que mencionei agora há pouco, o amado (ou será que é?) Cyber Dragon Infinity. Com apenas duas cartas é possível invocar, logo no primeiro turno, tanto ele como ABC-Dragon Buster. Contra um campo desses, as opções do seu adversário estarão consideravelmente comprometidas. Para tanto, é importante incluir no deck Galaxy Soldier e Transmodify. 
Tendo Union Hangar e Transmodify na mão, podemos colocar o combo em ação. Os efeitos da mágica de campo abrem a possibilidade de posicionar dois monstros Union na mesa (um como monstro e o outro como equipamento), sendo que um deles obrigatoriamente deve ser B-Buster Drake. Transmodify serve para chamar Galaxy Soldier, que ao ser invocado de forma especial permite adicionar um monstro Galaxy do deck para a mão (naturalmente, será um segundo Galaxy Soldier). Como Buster Drake foi enviado para o cemitério, basta trazer Assault Core ou Crush Wyvern (o que estiver faltando) com seu efeito e depois descartá-lo como custo para invocar o outro Galaxy Soldier. Assim você terá todos os materiais necessários para invocar Cyber Dragon Infinity e ABC-Dragon Buster, uma artilharia que praticamente equivale à de uma potência militar.

Agora, se você gosta de usar decks focados em Synchro, uma boa notícia: os monstros ABC aproveitam muito bem seus efeitos quando são usados como materiais para este tipo de invocação. Uma boa opção é usá-los em conjunto com tuners Karakuri adicionando ao repertório do deck extra cartas como Karakuri Shogun mdl 00 “Burei” e Karakuri Steel Shogun mdl 00X “Bureido”.
A ideia aqui é usar cartas que acelerem suas invocações da mão, como Frontline Base (que permite fazer a invocação especial de um monstro Union da sua mão uma vez por turno) ou cartas que aumentem seu número de invocações normais. Outra alternativa é invocar monstros do cemitério ou do deck, valendo-se de opções como Iron Call, An Unexpected Dai (se você estiver usando Angel Trumpeter) ou Instant Fusion (porque precisamos aproveitar Elder Entity Norden enquanto a Konami americana ainda deixa).

Abuse dos efeitos do C-Crush Wyvern (lembrando que ele pode ser usado mais de uma vez por turno) e dos shoguns Karakuri para invocar rapidamente os materiais que você precisa e colocar dois Synchros em campo. Um deles pode ser até mesmo o infame PSY-Framelord Omega ou, se preferir, você pode usar ambos como materiais para invocar Number 38: Hope Harbinger Dragon Titanic Galaxy. O mais importante, contudo, é garantir que todos os monstros ABC tenham sido enviados ao cemitério para que você possa concluir a jogada em grande estilo trazendo seu Dragon Buster.

Para agilizar ainda mais suas jogadas (independente da forma como estiver usando o deck), você pode tributar seu ABC-Dragon Buster ao final do turno do oponente e, na sua vez, usar repetidamente os efeitos dos materiais para equipá-los uns nos outros. Exemplo: equipe Buster Drake no Crush Wyvern, depois equipe Crush Wyvern no Assault Core. Ao fazer isso, Buster Drake será destruído e você ganha uma busca de graça. Então você pode equipar Assault Core em outro monstro, o que destruirá Crush Wyvern, permitindo que você invoque a carta que acabou de buscar.

Caso seu oponente esteja colocando cartas problemáticas em campo, você também pode usar uma estratégia parecida equipando monstros antes de usá-los como materiais para uma invocação Xyz. Cartas que gastam materiais rapidamente, como Castel, the Skyblaster Musketeer, Number 101: Silent Honor ARK ou até mesmo Starliege Paladynamo permitem desfazer jogadas incômodas e conseguir uma busca com B-Buster Drake (ou usar o efeito de um dos outros dois, se for interessante), tudo isso sem perder a oportunidade de trazer um ABC-Dragon Buster, colocando ainda mais pressão no adversário.

Outras cartas que podem ser úteis:
  • Cyber Dragon: Aumenta suas chances de conseguir invocar Cyber Dragon Infinity, obrigando o oponente a gastar recursos que poderiam impedir você de trazer ABC-Dragon Buster. Se você tiver Chimeratech Rampage Dragon no deck extra, também pode ser usado para combater outros decks tipo Machine.
  • Cyber Dragon Core/Cyber Repair Plant: A Cyber Repair Plant pode ser usada para buscar outros monstros do deck.
  • Gold Gadget/Silver Gadget: Abrem a possibilidade de fazer jogadas rápidas de Xyz Rank 4. Se tiver Union Hangar em campo, equipar B-Buster Drake num monstro que você pretende usar como material Xyz vai garantir uma busca do deck.
  • Honest: Porque às vezes tudo que você precisa é de mais ATK.
  • Cyber Eltanin: Seu efeito de enviar todos os monstros virados para cima do campo para o cemitério pode salvar sua vida. Como seu custo de invocação envolve banir todos os monstros LIGHT Machine do seu campo e do cemitério, é ideal usar apenas uma cópia como plano B caso você não tenha mais Dragon Busters para invocar.
  • Foolish Burial: Uma forma muito prática de enviar para o cemitério um material que você precisa para invocar Dragon Buster.
  • Frontline Base: Para invocações Xyz ou, se você também tiver um dos três materiais e Union Hangar na mão, uma forma de invocar rapidamente Dragon Buster.
  • Twin Twisters: Esta carta tem interações engraçadas com o deck. O custo de descarte é mitigado pelo fato de que ter monstros no cemitério apenas acelera a vinda do seu ás e, na pior das hipóteses, você pode usá-la para destruir seus próprios monstros Union que estejam sendo usados como equipamento. Sim, pode parecer uma ideia idiota, mas saber improvisar também é uma qualidade importante para um duelista.
  • Scramble Union: Uma armadilha lançada no deck estrutural que pode trazer de volta todos os monstros que você baniu para invocar ABC-Dragon Buster. Se estiver no cemitério, também pode ser usada para “recarregar a munição” se você ficar sem cartas para descartar. Contudo, como ela só devolve para a mão monstros que estejam banidos, isso pode fazer com que você não consiga tributar seu dragão num momento crítico. Use seus efeitos com cautela redobrada.
  • Gear Gigant X: Caso você não tenha nenhuma jogada melhor para fazer, Gear Gigant X é uma boa alternativa de invocação no primeiro turno para tirar mais cartas do seu deck e colocá-las na mão, que é onde você precisa.
  • Bujintei Tsukuyomi: O efeito deste monstro fala por si só. Joga no cemitério materiais que você já tenha na mão, acelera o deck e garante que você tenha munição para banir cartas do oponente. Ter pelo menos uma cópia é quase uma obrigação.
ABC não é apenas um deck forte, ele tem potencial para encarar o meta atual do TCG e vem mantendo vitórias consistentes no Japão. Para quem gosta de monstros Machine (como é o meu caso), ou é saudosista das jogadas que Kaiba e, não podemos nos esquecer dele, Manjoume faziam com seus monstros alfabéticos, vale a pena experimentar a série ABC.
Monstros ABC: A Tecnologia de Guerra Evoluída Monstros ABC: A Tecnologia de Guerra Evoluída Reviewed by Julian VK on 16:43:00 Rating: 5

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