Regras - Prioridades

Prioridades: O que é? Quando Possuo?

Como esse é um dos assuntos mais discutidos e que causam mais duvidas, resolvi fazer este guia. Vou tentar explicar da forma mais simples possivel,para todos entenderem.

PRIORIDADE

Yu-Gi-Oh! TCG se baseia no conceito de que um dos dois jogadores tem prioridade para realizar uma ação primeiro. Quais "ações" essas são, dependem do turno de quem é, e de qual fase (phase) é. Mas a prioridade é sempre possuida por um dos dois jogadores. O jogador do turno inicia cada phase e cada step com prioridade.

Existem algumas ações que não passam prioridade automaticamente.
Setar uma carta,seja ela monstro,spell ou trap,não passa prioridade. O jogador do turno continua com ela mas suas "ações" agora se limitam à ativação de efeitos de spell speed 2 ou maior.
Mudar a posição de batalha manualmente segue o mesmo padrão; O jogador do turno continua com prioridade,mas suas ações e limitam à ativação de efeitos com spell speed 2 ou maior.
Como regra geral,sempre que uma ação que usa a corrente for executada,a prioridade automaticamente é passada para o outro jogador.
Quando Ações que não usam a corrente,como comprar cartas,setar cartas, ou declarar um ataque,são realizadas,o jogador do turno sempre continua com prioridade,podendo usar efeitos de spell speed 2 ou maior.
Tambem,quando uma corrente termina com a resolução de algo que não seja "invocar monstros",o jogador do turno tem prioridade para ativar spell speeds 2 novamente.
quando uma corrente termina com a invocação de um monstro,ou quando um monstro é invocado manualmente,a situação fica um pouco diferente.mais uma vez a prioridade é do jogador do turno,mas nestes casos ele pode usar não apneas efeitos de spell speed 2,como tambem efeitos de ignição. (Judgment Dragon por exemplo).
Exemplo 1
O jogador do turno ativa monster reborn em Lonefire Blossom. Monster reborn usa a corrente e a prioridade vai para o oponente. O oponente não faz nada e reborn resolve. A corrente terminou com a invocação de um monstro portanto o jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de ignição ou spell speed 2+.O jogador do turno pode então ativar o efeito de ignição de lonefire blossom com sua prioridade.


Exemplo 2
O jogador do turno ativa destiny draw e descarta destiny hero malicious. Destiny Draw usa a corrente, portanto prioridade vai para o oponente, que novamente não faz nada. Destiny Draw resolve; a corrente terminou com algo que não foi a invocação de um monstro (terminou com a compra de cards de destiny draw). O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior, portanto não pode ativar malicious,mesmo tendo prioridade.






NO INICIO DE CADA PHASE OU STEP,O QUE EU POSSO FAZER?


Vou listar aqui o que o jogador do turno pode fazer com sua prioridade, no exato INICIO de cada uma destas phases e steps;

Draw phase

Após ser comprada uma carta,o jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior

Standby Phase

O jogador do turno tem prioridade para ativar cartas com efeitos de spell speed 2 ou maior.O jogador do turno tambem tem prioridade para ativar qualquer efeito trigger que ocorra na standby phase (ex; treeborn frog)

Main phases

O jogador do turno tem prioridade para;

Invocar um monstro de qualquer forma
Setar uma carta
Ativar uma spell ou trap,independente da velocidade
Ativar os efeitos de ignição ou trigger(se aplicavel) de qualque um de seus monstros
Mudar a posição de batalha de qualquer um de seus monstros

Battle phase
start step
O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior

Battle step
O jogador do turno tem prioridade para declarar um ataque com qualquer um de seus monstros
O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior em resposta à seu proprio ataque

Damage step
No inico de cada uma das sete sub-steps dentro da damage step,o jogador do turno tem prioridade para iniciar uma chain com as cartas apropriadas

End step
O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior
O jogador do turno tem prioridade para ativar qualquer efeito trigger que ocorra cessa step (ex; gladiator beasts)

End Phase O jogador do turno tem prioridade para ativar efeitos de spell speed 2 ou maior
O jogador do turno tem prioridade para ativar qualquer efeito trigger que ocorra nessa phase (ex; lightsworns)
O jogador do turno tem prioridade para resolver qualquer efeito restante de cartas ativadas anteriormente que ocorram nessa phase (ex; limiter removal)






PRIORIDADE NA INVOCAÇÃO DE MONSTROS,SOLEMN JUDGMENT? "JANELAS"?

Vamos agora aprofundar mais na questão da prioridade quando um monstro é invocado,que parece ser a mais discutida aqui..o guia basico jpa terminou e caso já tenha exclarecido suas duvidas pode parar por aqui,caso contrario,continue lendo....

Vamos assumir que o jogador do turno tente invocar um monstro.

Nesse momento uma pequena janela se abre,dando à ambos jogadores a chance de negar a invocação.Uma unica chain iniciada por cartas que negam invicação de monstros é permitida.

O jogador do turno tem prioridade para negar sua propria invocação.se ele passar,o oponente ganha a chance de ativar alguma carta para negar a invocação.se nem um dos jogadores negar nada,a janela de negação de monstros é fechada,a invocação é considerada de sucesso,efeitos continuos são aplicados e a janela de resposta à uma invocação com sucesso é aberta.apenas uma chain é permitida nesta janela tambem

(essa questão das janelas é justamente o que causa aquilo que chamamos de "miss timing",mas não vou aprofundar nesse assunto,este guia é sobre prioridade)

Durante a main phase,caso a invocação com sucesso ocorra para o jogador do turno e assumindo que não existam efeitos trigger interferindo.ele tem prioridade para ativar o efeito de ignição de um de seus monstros,ou ativar um efeito de spell speed 2 ou maior

Efeitos trigger do jogador do turno que ativam quando o monstro do jogador do turno é invocado "usam" a prioridade do jogador,e ela é passada imediatamente para o oponente (lembrem da regrinha basica lá no começo; ações que usam a chain passam prioridade automaticamente)

exemplo
O jogador do turno invoca Caius the Shadow Monarch com sucesso.O efeito trigger de caius é ativado e um alvo é escolhido.a prioridade imediatamente vai para o oponente

exemplo
O jogador do turno invoca "Snipe Hunter" enquanto seu oponente controla Black garden.O jogador do turno não pode ativar efeitos de ignição com prioridade pois o efeito trigger obrigatorio de black garden já é chain link 1.

exemplo
O jogador do turno invoca Exiled Force enquanto já controla um Cyber Valley.Ele pode então ativar o efeito de qualquer um dos dois com sua prioridade.

Por enquanto é isso, espero que tenha ajudado ao pessoal que sempre esteve com essa duvida.
Regras - Prioridades Regras - Prioridades Reviewed by X-Signer Yusei on 18:14:00 Rating: 5

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