Regras - Miss Timing

O que é Miss Timing ? Como Funciona?

O que é?

Miss timing é quando você perde a oportunidade de ativar um efeito porque algo fez com que a janela de tempo que você normalmente teria pra ativar tal efeito foi pulada por algum motivo.
Isso pode acarretar, tanto em perder o efeito de um monstro quanto te impedir de ativar um efeito de monstro, mágica ou armadilha no momento desejado.



O que eu preciso saber para entender como isso funciona?

Primeiramente é importantíssimo ter lido e entendido o livro de regras básicas: incluindo conceitos como “spell speed” e “chain” e os diferentes tipos de efeito.
Também é importante saber a diferenças entre efeitos de monstros OBRIGATORIOS e OPCIONAIS. Vamos explicar isso logo abaixo, se você já sabe do que se trata, fique a vontade pra passar a próxima parte.
Efeitos de Monstros obrigatórios e opcionais:
Como você já deve saber os efeitos de monstros se dividem em “continuous” (que não se ativam, eles estão presentes o tempo todo) “ignition” (que você ativa quando quiser desde que possa pagar o custo, logo é OPCIONAL) e os de “trigger”.
Os monstros de “trigger” só podem ter seus efeitos quando alguma situação indicada no texto ocorre. Por exemplo “When this monster is Special Summoned”(em PT: Quando esse monstro é Special Summon”). Eles se dividem em OBRIGATORIOS E OPCIONAIS: você pode reconhecer um efeito opcional pelo “you can” (em PT: você pode) logo depois da condição de invocação. Os que não tiverem isso, são obrigatórios.


Como funciona o miss timing?

1) Em monstros
É importantíssimo lembrar que miss timing só ocorre em monstros com efeitos opcionais. Em qualquer situação onde um monstro de efeito obrigatório pareça que perdeu o tempo, seu efeito acontecerá logo depois da resolução dos efeitos atuais começando uma nova chain.


a) Monstros de “Ignition” (perdendo a prioridade)
Segundo a regra de prioridade quando um monstros de “ignition” o jogador tem a prioridade para ativar seu efeito. Porém pode ocorrer de alguma spell ou trap (continua ou de campo)gerar uma chain por causa da invocação. Como seu monstro é spell speed 1 é impossível responder a chain e você não tem a prioridade.

Ex 1: Seu oponente tem ativado Future Visions. Você invoca Exiled Force. Como o Future Visions ativa nesse momento(chain link 1), você não pode ativar o efeito do Exiled com prioridade(pois ele é spell speed 1) e seu monstro é removido de jogo.

Ex 2: Seu oponente tem ativado Stumbling. Você invoca Snipe Hunter. Você não pode usar prioridade, já que o Stumbling ativou seu efeito como chain link 1 como não pode fazer nada também não usa seu direito de resposta. Porém seu oponente resolve ativar Trap Hole em chain ao Stumbling. Sendo assim você perde seu Snipe Hunter sem ter tido a chance de ativar seu efeito.

b) Tributando

Alguns monstros ativam seus efeitos ao ir do campo para o cemitério. Porém caso você tribute algum deles, tanto para invocar um monstro como para ativar uma spell ou trap você ira perder o tempo. Isso ocorre, pois ao tributar um monstro a ultima coisa a ocorrer não foi mais o monstro ir para o cemitério e sim o outro monstro ter sido invocado ou a spell ou trap ter sido ativadas.

Ex: Você tributa um Peten the Dark Clown para invocar Caius the Shadow Monarch. Como a ultima coisa a acontecer foi a invocação do Monarca ocorreu um miss timing para o efeito do Peten.
ATENÇÃO : Lembre-se, Sangan tem um efeito obrigatorio, logo não perde o tempo


C) Invocando no meio da chain
Alguns monstros tem seus efeitos ativados no momento que são invocados. Se essa invocação ocorrer no meio de uma chain, você não pode ativar o efeito, simplesmente porque é impossível ativar qualquer coisa no meio de uma resolução.
Ex: Seu oponente ativa Destiny Draw (chain link 1). Você responde com Call of the Haunted (chain link 2) e tem como alvo o Dark Magician of Chaos. A chain vai resolver: o Dark Magician entrará em campo, porém você não poderá ativar seu efeito já que é impossível ativar qualquer coisa até que a Destiny Draw se resolva, e quanto ela resolver já será tarde demais.


2) Traps e Spells:
Lembre-se: Você só responde a um Summon depois que ele aconteceu e isso não é uma chain.

a) Respondendo a invocação múltipla

As vezes pode ocorrer de vários efeitos de invocação entrarem em chain invocando vários monstros. (importante: não confunda com um efeito invocando vários monstros). Nesse caso, se você desejar ativar algo para destruir o monstro invocado, você destruirá apenas o ultimo monstro na chain.

Ex: Seu oponente ativa Card Destruction descartando: Goldd, Wu-Lord of Dark World, Sillva, Warlord of Dark World e Beiige, Vanguard of Dark World. Ele então ordena a resolução da seguinte maneira: Beiige, Vanguard of Dark World (chain link 1), Goldd, Wu-Lord of Dark World (chain link 2) , Sillva, Warlord of Dark World (chain link 3). Assim os monstros são invocados na seguinte ordem: Sillva, Goldd e Beiige. Agora se você ativar Bottomless Trap Hole, somente o ultimo a ser invocado será atingido: o Beiige.



b) Tentando responder a uma Invocação no meio da chain
Se ocorrer uma invocação no meio de uma chain é impossível ativar algo em resposta.

Ex: Seu oponente ativa Card Destruction descartando: Goldd, Wu-Lord of Dark World e Broww, Huntsman of Dark World. Ele então ordena a resolução: Broww (chain link 1) e Goldd (chain link 2). Você tem um Torrential Tribute setado porém não pode ativá-lo já que a ultima coisa a ocorrer não foi uma invocação.


c) Negando efeitos simultâneos
Você só pode ativar uma carta de negação em chain àquilo que você pretende negar. Logo num efeito simultâneo você só pode negar o ultimo link da chain.

Ex 1(negando efeito): Seu oponente tem um Shinning Angel em campo e decide atacar seu Mystical Tomato. Você tem um Divine Wrath setado. Como é o turno dele, o Shinning Angel é chain link 1 e o Mystical Tomato seria chain link 2. Nesse momento você deve escolher entre ativar seu Divine Wrath ou ativar o efeito de seu Tomato, já que cartas de negação SÓ podem negar a ativação imediatamente anterior. Se você decidir ativar o tomate, será tarde demais para ativar a Divine Wrath.

Ex 2(negando invocação): Você tem um Royal Oppression em campo. Seu oponente tem um Black Whirlwind. É o turno dele e ele decide invocar Blackwing - Blizzard the Far North. Após a invocação os 2 efeitos ativam, como são do seu oponente ele pode escolher a ordem. Ele decide por Blackwing - Blizzard the Far North (chain link 1) e Black Whirlwind (chain link 2). Nesse momento você não pode mais ativar o Royal Oppression já que o link 2 é o Whirlwind.


3) Efeitos Duplos


Algumas cartas no jogo possuem efeitos duplos, ou seja, efeitos que ativam em seqüência. Caso a condição de ativação de alguma carta sua seja o primeiro desses efeitos, você perderá a janela de ativação e não poderá ativar essa carta.

Ex 1: Seu oponente possui um spellcaster em campo e você possui um monstro qualquer e um Bottomless Trap Hole setado. Seu oponente então ativa Magical Dimension tributa o monstro dele, invoca o Dark Magician of Chaos e de quebra destrói seu montros. Como a ultima coisa a acontecer foi a destruição do monstro, você não pode ativar seu Bottomless Trap Hole e seu oponente não pode ativar o efeito do Dark Magician. Caso ele não tivesse ativado o segundo efeito ( de destruir o montro) tanto o efeito do Magician quanto o Trap Hole poderiam ter sido ativados.

Ex 2: Você tem um Bottomless Trap Hole e um Torrential Tribute em campo, então decide ativar Card Destruction. Pra seu azar seu oponente tinha um Goldd, Wu-Lord of Dark World na mão. O efeito do Goldd ativa no cemitério, ele invocado para o campo e destrói suas duas traps. Como a ultima coisa a ocorrer foi a destruirão delas, você não pode ativá-las para destruir o Goldd.

Ex 3: Você tem um Ancient Fairy Dragon em campo e decide ativar seu efeito para destruir seu próprio campo: Geartown. Nesse momento você ganha 1000 pontos de vida, porém deve decidir se ativa o segundo efeito do Ancient Fairy ou não. Caso você ative e pegue outro campo do deck, você terá perdido o tempo para ativar o Geartown.

Regras - Miss Timing Regras - Miss Timing Reviewed by X-Signer Yusei on 11:52:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.