Regras - Efeitos de Monstros

Reconhecendo Efeitos de Monstros


Os efeitos de monstro em Yu-Gi-Oh! TCG são separados em cinco tipos. Efeitos Contínuos (continuous), efeitos de ignição (ignition), efeitos gatilho (trigger), efeitos rápidos (quick), e efeitos de virada (flip)
Entender estes efeitos é essencial para a melhor compreensão de regras avançadas como prioridade ou perda do tempo de ativação

Efeitos contínuos são aqueles que estão sempre em ação enquanto o monstro estiver face-up em campo. Estes efeitos nunca “ativam”,eles simplesmente “existem” junto com o monstro que os deriva. Exemplos incluem “Jinzo” e “Witch’s apprentice”. (alguns efeitos contínuos agem mesmo com o monstro face-down, por exemplo, “Kaiser sea-horse”, mas são exceções).
Como o efeito não ativa, ele não inicia corrente (chain)

Efeitos de ignição são aqueles que:
1) Você apenas pode ativar nas suas main phases 1 e 2
2) Você pode escolher quando ativar (obedecendo a regra 1)
3) Você nunca é obrigado a ativar caso não queira
Note que o efeito de ignição não necessariamente envolve o pagamento de um “custo”, por isso o termo obsoleto “Cost effect” foi devidamente substituído.
Exemplos de efeitos de ignição incluem vários monstros famosos como “Judgment Dragon”, “Dark Armed Dragon” e “Chaos Emperor Dragon – Envoy of the end”.
Os efeitos de ignição tem velocidade de magia (Spell Speed) 1,e sua ativação inicia corrente (chain).

Efeitos Gatilho (trigger) são efeitos que exigem que uma condição especifica ocorra para que eles ativem. Estes efeitos são sepatados em Efeito gatilho opcional (optional trigger) e efeito gatilho obrigatório (mandatory trigger)
Os efeitos opcionais são aqueles que dão ao jogador a opção de ativá-lo ou não quando uma devida condição acontece no duelo. Um bom exemplo para entender este tipo de efeito é a carta “Mystic Tomato”; a condição que deve acontecer para o “gatilho” ativar é a carta ser destruída por batalha e chegar ao cemitério; quando isso ocorre o dono do “Mystic Tomato” tem a OPÇÃO de invocar um monstro DARK com 1500 ou menos ataque.
Portanto,o efeito exige uma condição,e quando ela acontece você pode ou não usa-lo.
Os efeitos obrigatórios ativam automaticamente quando a condição de gatilho acontece,independente da vontade do jogador,Um exemplo de gatilho obrigatório é o “Sangan”. Ele te força a buscar um monstro com 1000 ou menos de ataque quando é enviado do campo para o cemitério. Isso ocorre automaticamente e não depende da sua vontade.
Efeitos Gatilho tem spell speed 1, mas podem ativar a qualquer momento do duelo incluindo no turno do oponente, desde que o a condição necessária (o “gatilho”) ocorra.
Efeitos Gatilho iniciam chain.

Efeitos Rápidos (Quick Effects) são efeitos de monstro que possuem spell speed 2.Reconhecer esses efeitos é muito fácil,pois eles obviamente precisam ter spell speed 2 para ativar na hora certa dentro de seu contexto.
Você vai reconhecer estes efeitos usando 3 testes básicos
1) É um efeito que liga em outro em uma chain? Então é um quick effect
Exemplos: “Dark Paladin” e “Light and Darkness Dragon” ambos precisam se ligar ao efeito que vão negar em uma chain.como efeitos de spell speed 1 não fazem chain,estes são obviamente quick effects
2) Efeitos que ativam na battle phase sem precisar de um gatilho. Por exemplo, ”Injection fairy lily”. Estes são quick effects
3) Efeitos ativados na sua mão que não se limitam as main phases são quick effects. Exemplo: “Honest”, “Kuriboh”. (“Thunder Dragon” é um efeito de ignição por se limitar ás main phases)
Quick Effects iniciam/entram em chain

Efeitos de Virada (Flip) são identificados pela palavra “FLIP” escrita antes do efeito no texto da carta. Eles apenas ativam quando o monstro é virado para cima.
Flip effects tem spell speed 1 e iniciam chain.
Por enquanto é isso. Sabendo identificar e entender os efeitos de monstros, Você vai dar um grande passo para a melhor compreensão de varias outras regras. No próximo artigo vamos aprofundar na questão de Perda do tempo de ativação (miss timing). Até lá.
Regras - Efeitos de Monstros Regras - Efeitos de Monstros Reviewed by X-Signer Yusei on 18:14:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.